O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2017

De acordo com Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo. No entanto, o governo brasileiro não tem dado meios acessíveis para que deficientes auditivos possam fazer parte dessa mudança. A educação pública brasileira passa por grandes dificuldades, e deixa todos os estudantes em péssimas condições, em especial os que possuem algum tipo de dificuldade. Além disso, a sociedade brasileira encara a situação dos deficiente como se fosse fácil passar por todo preconceito e rejeiçaõ.
Com isso, o governo Brasileiro deve urgentemente tomar provisões para que esta pequena parcela da sociedade possa ter seus direitos para si. Mas, por não serem um número tão grande, este grupo acaba não tendo atenção, uma vez que demandaria de alto investimento e não trariam muito visibilidade aos políticos que apenas fazem o que lhe tem retorno. Em quanto isso, este grupo fica excluído e acaba não tendo quem lutar por eles.
Entretanto, o sofrimento deles não acaba na irresponsabilidade governamental, pois a população em sua grande maioria fecha os olhos para os outros, e acaba deixando tais pessoas de fora de atividades sociais que poderiam ao menos dar animo e fazê-los sentir acolhidos pela sociedade. E também, há o lado profissional destas pessoas, que mesmo depois de todas as dificuldades para se formarem, ainda tem de passar por enormes dificuldades para conseguir emprego e independência.
Diferente da teoria de Darwin que diz que o mais apto sobrevive, uma sociedade apenas sobrevive e prospera a partir do momento em que os excluídos são incluídos. Mas para que isso aconteça, o governo tem que fazer mudanças nas instituições de ensino público,tais como: capacitar professores, criar estuturas e dar materias modificados, tudo em relação as necessidades dos alunos especiais. De outro lado, é necessário fazer palestras para mostrar para as pessoas como é a vida dos deficientes auditivos, para que eles possam ser cada vez mais compreendidos e incluidos aos grupos sociais. Por ultimo, a de criar programas que incentivem as impressas privadas a contratar os deficientes,para que eles possam mostras para todo o mundo que dificuldades podem ser superadas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!