ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema ENEM 2017
Desde o Iluminismo, movimento do século XVIII, já sabemos - ou deveríamos saber - que uma sociedade só evolui quando um cidadão se preocupa com o outro. Entretanto, tais ideais da ilustração não se aplicam na prática, tendo em vista os desafios que os surdos enfrentam para obter formação educacional atualmente no Brasil, seja por questões legislativas, seja por questões sociais.

Em primeiro lugar, nota-se a questão constitucional e sua aplicação como agravantes do impasse. Conforme Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De modo análogo, no Brasil, o precário acesso dos surdos à educação rompe esse equilíbrio. Haja vista que, embora a Constituição de 1988 defenda o princípio da Isonomia e do pleno acesso ao ensino gratuito e de qualidade, muitos surdos não conseguem concluir o ensino básico, por exemplo, devido à carência de materiais especializados ou profissionais com didática adaptada para essa minoria.

Outrossim, segundo pesquisas do INEP, o número de matrículas de surdos na educação básica decresce a cada ano desde 2012. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo a linha de pensamento do sociólogo, nota-se que, no Brasil, a realidade apontada na pesquisa é danosa para a sociedade. Uma vez que, quanto menor o número de surdos em escolas e universidades, maior a chance dessa sociedade interpretar a ausência de surdos no ambiente educacional como um fato social. Perpetua-se, dessa forma, o preconceito velado as surdos.

Infere-se, portanto, que dificultar a inclusão educacional dos surdos é um mal ao Brasil. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve distribuir materiais adaptados para surdos em todas as escolas e universidades públicas do país, bem como preparar professores para educar plenamente essa minoria, por meio de seminários anuais. A mídia, por sua vez, deve mostrar em sua programação os desafios que os surdos enfrentam em sua formação acadêmica, a fim de denunciar o problema da marginalização dos surdos. Os deputados federais, por fim, devem criar em leis que defendam a inclusão dos surdos na sociedade, não somente para que os princípios constitucionais sejam preservados, mas também pelos ideais Iluministas, que influenciaram a formação da sociedade ocidental.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde