O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2015

Chico Buarque, em uma de suas canções, descreve a figura de uma mulher "feita para apanhar " e "boa de cuspir": Geni. Assim como essa personagem, milhares de mulheres sofrem coma dura realidade da violência que mostra-se persistente na contemporaneidade brasileira e gera transtornos físicos e psicológicos nas vítimas. Dessa forma, é necessário essa problemática para que ela seja erradicada e saia do cotidiano feminino.
O comportamento agressivo e a cultura de inferiorização da mulher revelam-se enraizados no patriarcalismo perpetuado ao longo da história. Intituladas como "nascidas para cuidar da casa, dos filhos e do marido", desde a Idade Antiga, muitas mulheres encontram-se, ainda, em posição de subjugo em relação aos homens. Isso acaba por permitir que o público masculino veja como normal - e, até mesmo, como um direito - tratá-las com desrespeito e agressividade, seja por uma discordância casual entre ambos ou por pura maldade e pensamento retrógrado do agressor.
Em segundo lugar, verifica-se que a posição objetificada do corpo feminino resulta em graves danos morais, físicos e mentais na vítima de violência. Segundo dados estatísticos, cerca de 50% dos casos de agressão relatados foram por danos físicos e 10% por abuso sexual, o que evidencia as visíveis marcas de medo entre as mulheres e retração social. Em função desses impactos, as denúncias, mesmo com a Lei Maria da Penha, tendem a não ser efetuadas e a prática da agressão, perpetuada.
Para sair desse cenário de inércia, portanto, são necessárias ações efetivas. Assim, o Ministério Público, junto ao da Saúde, deve fazer campanhas de estímulo à denúncia e criar ouvidorias online que possam, além de colher as ocorrências, oferecer suporte de psicólogos para amenizar os efeitos da experiência vivida pela vítima. Ademais, deve ser promovido nas escolas debates e desconstruções da cultura patriarcal e a valorização da mulher, fazendo com que esta se empodere e não se torne mais uma Geni: subjugada, amedrontada e "feita para apanhar".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!