O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2015

Ao longo da história humana, as mulheres viram-se submetidas aos homens, vivendo em sociedades patriarcais. Após anos de lutas, elas tiveram êxito na busca por seus direitos. No Brasil, uma conquista essencial foi o estabelecimento da lei Maria da Penha, no ano de 2006, que serve como mecanismo para coibir a violência contra a mulher. Contudo, casos de agressão física e psicológica ainda persistem no país.
Verifica-se na sociedade contemporânea uma crescente desconstrução de concepções preconceituosas com relação às mulheres. Entretanto, muitas dessas ideologias ainda se fazem presentes na sociedade brasileira. Este quadro se torna evidente por meio da visão de parte da população masculina, que considera o sexo feminino como um elemento "frágil", demonstrando uma nação com traços machistas.
No entanto, outro agravante têm relação com as próprias mulheres, pois quando as mesmas permanecem em silêncio frente à violência, dão brecha para que os seus agressores fiquem impunes. Causando também como consequência a falsa ideia de que há uma falha no cumprimento da lei.
Sendo assim, é imprescindível que medidas sejam tomadas para proporcionar uma democracia justa e igualitária. "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens", afirmou o filósofo e matemático Pitágoras. Desse modo, cabe aos pais das gerações futuras a responsabilidade de ensinar desde cedo aos filhos questões sobre igualdade. Assim como se faz fundamental a ação das escolas, promovendo palestras acerca das diferentes situações de violência contra a mulher, conscientizando os jovens do caráter absurdo desses crimes. Por fim, as vítimas da violência não podem permanecer caladas, a denúncia é a forma mais eficiente para se combater o problema, que é um entrave ao progresso do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!