O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2015

Em uma cena do mangá de Naruto, o vilão diz que para conhecer e entender o sofrimento de outro indivíduo é necessário viver uma situação similar. Apesar de ser uma ideia retirada de uma obra fictícia, pode ser aplicada na realidade, em que mulheres são continuamente vítimas de violências devido a falta de empatia na sociedade e de relativização no indivíduo.

A frase dita pelo antagonista "Enquanto não conhecer a dor de uma pessoa, ainda que a conheça, não poderá compreender." Com essa mensagem ele quis instruir, que para haver uma catarse com os problemas sociais é preciso vivenciar uma experiência semelhante. Por isso, no contexto atual, o motivo de várias mulheres continuarem a serem vítimas de violências, é graças a falta de identificação com a causa por grande parte da sociedade.

Além do mais, a falta de engajamento da sociedade contribuiu muito para situação atual. No entanto, este fato não é o causador do problema, e sim um potencializador, uma vez que a complicação está no indivíduo que nunca foi ensinado a relativizar, ou seja colocar-se no lugar do outro e tentar compreender o ponto de vista contrário.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, pois segundo o protagonista da obra "Você não precisa aceitar um destino que não quer." Dessa forma, mulheres que foram vítimas de agressões ou sensibilizadas com a situação devem pressionar o MEC, pedindo realização de palestras educativas em instituições públicas e privadas sobre os benefícios que o ato de relativizar pode trazer para uma população. Além disso, o apoio da mídia também é preciso por ser uma formadora de opinião pode contribuir para uma mudança de pensamento abordando o tema em novelas, reportagens e debates.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!