O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2015

Atuação feminina
As mulheres no Brasil desde a época de República Oligárquica a qual houve várias trocas de governadores, sofre, de certo modo, uma discriminação; em que o homem podia intervir na política e ter espaço no meio trabalhista. Com o passar dos anos elas foram ganhando lugar, o voto e o trabalho feminino passou a ser considerado. Entretanto, foi gerado um preconceito, e o pensar de alguns homens se caracterizam machista. Se colocando a frente das mulheres acham que tem o direito de agredi-las quando desagradam-os. Com isso, a violência contra as mulheres persiste, sendo necessário assim, uma extrema mudança.
Nesse contexto, relata-se que as vítimas, na maioria das vezes, são agredidas por seus próprios parceiros, encontrando como violência mais praticada a agressão física, a qual ocupa uma porcentagem de 51,68, a frente da psicológica e moral. Geralmente, o ato é praticado em discussões familiares, em que o sexo feminino não reage, sendo vulnerável a agressões. Com a Lei Maria da Penha vigente, muitos casos foram relatados, mas o número de incidentes ainda é alto.
Com isso, o alarmante é grande e o número de assassinatos ocorridos nos últimos anos só aumentam, a quantidade de vítimas no Brasil triplica desde 1980. As mulheres, inseguras e com medo do próprio companheiro, omitem o fato, fazendo assim, que as atrocidades permaneçam.
Assim como defendia Émile Durkheim, em que o indivíduo é influenciado pelo meio em que vive, cabe a família educar adequadamente, visando que a mulher assim como o homem tem os mesmos direitos e princípios. O governo deve intervir, fazendo propagandas mostrando o verdadeiro valor da mulher; influenciando-as a usarem a Central de Atendimento à mulher e acionar a Secretaria de Políticas para Mulheres quando necessário. Sendo assim, o sexo feminino deve deixar de ser vulnerável ao homem e não viver um comodismo precário, tornando uma sociedade melhor e igualitária, em que os direitos femininos são respeitados de todas as formas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!