O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2014

É notório que há um descompasso entre a propaganda e a necessidade infantil. Nesse sentido , o perigo de gormar individuos despreparados para lidar com o capitalismo é evidente. Dessa forma, é necessário que se regule e restrinja algumas veiculações.
O neoliberalismo, conforme preconiza o sociológo Piere Dardot, tem como principal artifício a criação de necessidades inexistentes. Deve-se, portanto, evitar que tal pratica atinja os infantes, os quais carecem de maior senso crítico. Assim, novos valores erigiriam-se na sociedade, que, segundo Piere Bordieu, assenta-se demasiadamente nas relações monetárias.
Ademais, o ensinamento marxista arroga aos fatores econômicos preponderancia nas análises sociais. Nesse sentido, é possível analisar que a busca ilimitada por lucro é constitutiva de uma sociedade que vê a criança não como futuro cidadão, mas apenas como potêncial consumidor. Essa realidade torna-se evidente quando necessidades semelhantes são vendidas para menores de situações sociais dispares.
Deve-se portanto implantar medidas para resolver o impasse. O Estado deve, além da legislação existente, criar órgãos públicos com a finalidade de supervisionar os conteúdos de diversar mídias. Além disso, a família deve ter importante papel, instruindo os filhos com uma educação libertadora, conforme os ideais de Paulo Freire. É mister, também, a participação social, por meio de ONG?s que fiscalizem e denuciem abusos e que informem e mobilizem a sociedade civil. Só assim conseguiremos crias pessoas conscîentes para adentrar nas relações de consumo (quando for o tempo correto).
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!