O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2014

Da filosofia de Confúcio ao Sistema Público de Saúde.
No início do século XX, houve no Rio de Janeiro uma manifestação denominada Revolta da Vacina, em que a população rebelou-se contro o Governo por conta da obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, sendo aplica sem ao menos explicar o motivo para os cidadãos. Não muito diferente, o atual sistema de saúde brasileiro mostra-se cada vez mais precário, seja pela má administração dos Estados, seja pelo subfinanciamento do sistema.
Em primeiro lugar, deve-se atentar pelo mal gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) - que deveria proporcionar a equidade e qualidade nos atendimentos à população. A falta de médicos eficientes; de equipamentos fundamentais para fornecer, no mínimo, um atendimento básico para os indivíduos e os baixos salários dos funcionários são alguns dos exemplos da má gestão da saúde na maiora dos Estados brasileiros.
Além disso, o pouco investimento em bem-estar público acelera, ainda mais, o colapso pelo qual passa está passando o atual sistema. Confúcio, famoso filósofo chines, dizia que ? não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros?. Tal frase sintetiza o tratamento do Governo em relação ao SUS, aplicando uma quantidade de capital insuficiente para a demanda das pessoas que necessitam desse programa.
Entende-se, portanto, que a saúde pública brasileira passa por uma crise decorrente do mal planejamento do governo, e do pouco investimento em saúde pública. Tendo isso em mente, evidencia-se a necessidade da população reivindicar seus direitos. Ademais, cabe ao Governo Federal, em parceira com os Estados brasileiros, reformular sua gestão, fazendo planejamentos a curto e a longo prazo. Medidas como o estímulo, por meio da mídia, da prática de atividades físicas e da boa alimentação também devem ser colocadas em prática, uma vez que a população passa por um processo de envelhecimento. Talvez assim, Confúcio poderia ficar orgulhosa da aplicabilidade de seus ensinamentos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!