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Tema ENEM 2014

Com o surgimento da imprensa no século XVI, burgueses e comerciantes a viram como um veículo de propagação de seus produtos e serviços, ação tal intensificada durante as chamadas Revoluções Industriais. Assim sendo, surgiram os primeiros anúncios publicitários, que desde então têm abrangido os mais diversos públicos, inclusive o infantil, apesar da inocência e fácil receptividade de seus componentes.
Partindo do avanço da cultura consumista na sociedade contemporânea, os indivíduos têm sido estimulados ao desejo material já no início de suas vidas. Tendo esse fundamento, empresas, principalmente destinadas à crianças, vêm realizando altos investimentos quando se trata de publicidade, incrementando o caráter consumista já existente na infância.
Não suficiente, anúncios infantis se aproveitam na facilidade de manipulação de tal público para implantar seus ideais, e, consequentemente, originar o consumo, muitas vezes desnecessário. Portanto, ao ter acesso à publicidade, crianças são sujeitadas a um bombardeamento de ideias, que juntamente ao colapso consumista, geram o apego excessivo aos bens materiais.
Concomitantemente a isso, há o interesse da publicidade em forjar uma futura geração marcada pelo consumo. Ou seja, ao se introduzir indivíduos no mercado publicitário precocemente, pode-se garantir um público consumidor mais diversificado, amplo e dependente, o que gera certa segurança nas grandes empresas, que garantem consumidores, formando um ciclo materialista.
Grandes líderes sociais como Martin Luther King e Robespierre lutaram pela liberdade, independente dos âmbitos. Para garantir a liberdade e a não manipulação infantil através da publicidade, deve-se haver um engajamento instantâneo da sociedade na luta contra os anúncios destinados diretamente para crianças, esse fortalecido pela ação do Legislativo e julgado pelo Judiciário, atuando na fiscalização dos meios de comunicação, protegendo crianças de ataques à sua integridade.
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