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Tema ENEM 2014

Na saga de livros e filmes mundialmente conhecida, Harry Potter, um personagem infantil tornou-se popular devido ao seu vício e incontáveis "birras", Duda, primo do bruxo protagonista, é dependente da televisão, assiste compulsivamente aos programas exibidos e exige dos pais todos os brinquedos que são anunciados para o público mais novo. Suas cenas tornaram-se motivo de piada com o decorrer da história, todavia, apresentam um ambiente cada vez mais comum no mundo, a crescente da publicidade infantil, este tema continua ganhando tanta abrangência que é inviável permanecer sem nenhuma abordagem sobre isso em nosso cotidiano.
O número de estudos que afirmam a relação entre a idade com que permite-se as crianças assistirem televisão, o tempo de horas gasto nesta atividade, e a diminuição da capacidade cerebral são grandes, abrigam-se nos resultados um perigo eminente de uma geração com menos habilidade de interação social, raciocínio lógico, visão cógnita, entre outros, que comprovam o mal dessa tecnologia quando acessada de forma errada. À medida que é visível o problema de saúde causado, uma pauta acaba sendo mais esquecida, a formação de adultos extremamente dependentes a vícios, o documentário Super Size Me, aborda as consequências da massiva propaganda das maiores redes de fast-food em solo americano voltadas ao mercado infantil, a criação de personagens e os brinquedos atribulados as refeições, puderam ser visualizados facilmente na realidade: o Estados Unidos é o primeiro no ranking em obesidade mórbida de crianças e adolescentes. Atualmente, já que a obra usufrui das leis e emendas existentes em 2004, há um controle maior neste setor, contudo, os números continuam subindo e a diminuição desse índice não é esperada tão breve.
A questão brasileira não deve ser pensada por um método distinto do estadunidense, resoluções pelo CONANDA começaram a entrar prática em 2014, porém a dificuldade em fiscalizar e penalizar as empresas nacionais torna o esforço ainda maior, definições precisa do que é permitido ou negado não foram oferecidas e órgãos que possa receber denúncias e informações nunca foram criados. A publicidade, ostensiva e persuasiva, infantil ainda ocorre, favorecida também pela ampliação das redes sociais, como Facebook e Youtube, onde a taxa de acesso por crianças aumenta, sendo este um campo favorecedor a comerciais, pois é onde existe a menor fiscalização possível. Esta situação será refletida em um comportamento pré-existente em nossa sociedade, cidadãos sem nenhum controle financeiro, endividados, com o "nome sujo", presos em débitos e cobranças, contribuindo, ainda mais, para um problema contemporâneo: nosso país é campeão em taxa de juros e inadimplência.
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", cita o filósofo Immanuel Kant, é necessário, então, parcerias entre o Ministério de Educação e as Secretarias de Educação dos Estados para que palestras em escolas, abertas a responsáveis,alunos e professores, com diferentes autoridades sobre a influência da propaganda sejam feitas, a atribulação de disciplinas referentes ao nosso sistema financeiro básico brasileiro, para a formação de adultos mais conscientes, mas também, o surgimento de Centrais de Denúncias "linkadas" ao CONAR para uma ampla fiscalização e o incentivo ao debate entre eleitorado e deputados através de enquetes no site da Câmara para a ajuda na formação de mais leis.
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