O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2013

Há séculos a ingestão da bebida alcoólica está presente em datas comemorativas. Sabe-se que o consumo de álcool provoca a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer. Entretanto, essas bebidas também atuam como agentes causadores da perca parcial de reflexos, fator que quando misturado à direção de um veículo fomenta à probabilidade de acidentes.

Frente aos fatos supracitados, o poder legislativo ratificou a conhecida Lei Seca. Consoante a isso, institui-se uma política punitiva mais severa a fim de repelir atos transgressores no trânsito e diminuir a quantidade de acidentes, visto que segundo a Abramet, 30% desses estão correlacionados ao consumo de álcool.

Analisando a situação sob ângulo social, depreende-se a existência de uma problemática relacionada à lacuna no discernimento comportamental do indivíduo, fato arraigado a corrente filosófica determinista. Outrossim, conforme a literatura machadiana, a corrupção é inata ao homem, dessa forma a Lei Seca apresenta caráter inibidor com o propósito de controlar atitudes infracionais.

É incontrovertível que a conjuntura hodierna corrobora os prejuízos causados pela mistura de álcool e direção. Nesse contexto, a implantação da Lei Seca é capaz de atenuar o cenário de acidentes no Brasil. Apesar disso, para não apresentar caráter paliativo, é mister a implantação no contingente demográfico do pensamento consciente acerca dessa adversidade, que pode ser feito a partir de campanhas desenvolvidas por ONG's em escolas, com propagandas educacionais nos meios de comunicação subsidiadas pelo governo e via valores morais hereditários.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!