O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

De acordo com a matéria "Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti", que fala sobre a imigração de haitianos para o Brasil por conta dos impactos econômicos e sociais que o terremoto, ocorrido em janeiro de 2010, trouxe, publicada pelo site "dpf.com.br", a população haitiana que buscou o Brasil para viver, ao contrário do que muitos pensam, não são miseráveis mas sim pessoas da classe média, que na maioria, chegam sem dinheiro. Esse fato demonstra como a xenofobia á imigrantes está presente na realidade brasileira. Nesse sentido é preciso aplicar estratégias para alterar essa situação que possui como causas: a falta de conhecimento sobre o porquê da imigração, que é acompanhada a lenta mudança na mentalidade do povo brasileiro.


 Primeiramente, é preciso se atentar a questão da falta de conhecimento sobre os motivos da imigração. O filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seus entendimentos a respeito do mundo. Isso justifica o problema, pois, se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre os motivos das imigrações, sua visão será limitada, o que dificulta a eliminação do problema. 


Outro ponto relevante, é a lente mudança na mentalidade do povo brasileiro. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber a forte influência do pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social xenofóbico, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna a solução ainda mais complexa 


Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. É necessário que as prefeituras de todos os Estados brasileiros, em parceria com o governo do Estado, proporcione a criação de oficinas educativas, a serem desenvolvidas nas semanas culturais dos colégios. Esses eventos podem ser organizados por meio de dinâmicas e jogos, de modo a proporcionar a visualização do assunto, além de palestras de sociólogos junto a imigrantes que orientem jovens e suas famílias, com embasamento científico, a fim de efetivar a elucidação do problema sobre o tema. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um  Brasil melhor. 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!