O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

   Após a abolição da escravatura, em 1888, o Brasil experimentou um vertiginoso aumento no número de imigrantes, que além de atuarem na lavoura cafeeira e nas primeiras indústiras nacionais, também deixaram um rico legado cultural. Contemporaneamente, o país passa por uma nova onde de imigração, um fato que merece atenção especial, uma vez que traz consequências sociais e econômicas que afetam a população toda. Sob esse aspecto, cabe destacar aspectos positivos, negativos e possível intervenção sobre o assunto.


    Inicialmente, convém analisar o papel do imigrante na formação cultural do país. Segundo o conceituado sociólogo brasileiro Gilberto Freyre, a miscigenação ocorrida durante o período colonial do Brasil foi um ddos principais fatores que contribuíram para a formação da identidade nacional. Dessa forma, a nova onda de imigração deve ser vista com bons olhos, já que pode trazer um novo legado benéfico para os hábitos e costumes brasileiros, análoogo a análise feita pelo sociólogo.


    Todavia, a chegada de imigrantes tem poder de tornar ainda mais crítica a situação do já saturado sistema de serviços públicos. O jornal G1, por exmeplo, divulgou diversas matérias ao longos do ano relatando as condições precárias de hospitais e escolas públicas, serviços que, segundo a Constituição, devem ser obrigatoriamente ser fornecidos pelo Estado.


    Medidas, portanto, devem ser tomadas. Cabe ao governo federal incentivar o trabalho de ONGs que trabalhem com imigrantes em situação de vulnerabilidade, por meio de um projeto de lei de que destine parte do imposto recolhido a essas instituições, para que elas sejam capazes de prover uma rede assistencialista alternativa e independente do poder público, evitando o possível colapso dos serviços públicos. Espera-se, asssim, que o Brasil aproveite ao máximo os benefícios trazidos pela imigração sem grandes problemas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!