O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

 Durante o Segundo Reinado e o declínio da escravidão no Brasil, ocorreram intensas imigrações europeias em busca de trabalho e, consequentemente, melhores condições de vida na América do Sul. Atualmente, esse fluxo continua acontecendo mesmo que realizado, em sua maioria, por portadores de outras nacionalidades, por isso, questionamentos têm sido gerados em relação a esse assunto, os quais entre eles estão: as razões para tais eventos na modernidade e suas consequências.


 Primeiramente, entende-se que há motivos para esse atos permanecerem em ocorrência. De acordo com estudos realizados pelo ramo da Geografia e dados transmitidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), essas migrações manifestam-se de países subdesenvolvidos para os em desenvolvimento por questões políticas e econômicas. Ademais, essas dificuldades se encontram em estado mais agravante em suas terras natais o que não transforma a entrada em países com problemas amenizados nos mesmos setores em preocupações. Nesse sentido, compreende-se que o instinto por sobrevivência é o que incentiva essas pessoas.


 Em segundo lugar, depreende-se que existem efeitos ocasionados por tais acontecimentos. De maneira análoga à série "Elite", a adolescente imigrante e muçulmana Nadia, ao iniciar seu ano letivo em um novo colégio, é intimada para que não usasse novamente o símbolo de sua religião, seu hijab. Com isso, a garota sentiu-se desrespeitada, uma vez que sua cultura e sua ideologia não foram aceitos nem levados em consideração pela escola. Desse modo, conclui-se que tristes atos xenofóbicos são vivenciados por essa parcela da população.


 Em suma, após a compreensão dos fatos expostos anteriormente, propõe-se que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da união com o Ministério da Educação, elabore leis que providenciem atendimento a esses necessitados e crie módulos educacionais sobre a importância do respeito. Assim sendo, com a finalidade de garantir amparo e segurança tanto física quanto emocional a essas pessoas, serão proporcionadas maiores chances de novas perspectivas e realidades, além de remover o preconceito como obstáculo de tal objetivo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!