O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

    O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o como o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no Brasil hodierno, um aumento da chegada de imigrantes, devido à instabilidades em países da região, o que pode causar tensões sociais devido ao aumento da competição por vagas de emprego. Dessa forma, deve-se pautar na contemporaneidade os desdabramentos dessa problemática e suas consequências.


     Em primeiro lugar, é importante discutir as causas desse problema. Nesse sentido,é necessário evidenciar que vivemos na era da globalização, marcada pela circulação de pessoas. Dessa maneira, segundo o jornal Folha de S. Paulo, o principal motivo para a imigração é a instabilidade econômica, característica de alguns países da América Latina, como Venezuela, Haiti e Bolívia, o que faz com que contigentes de pessoas desses países emigrem para outro país mais estável, como o Brasil, onde existe uma obrigação constitucional da aceitação de refugiados, de acordo com a Constituição Federal de 1988.


      Ademais, é válido debater as consequências dessa imigração. Nessa perspectiva, os países que recebem imigrantes têm que gastar dinheiro em políticas de assistência à essas pessoas, um exemplo disso é a operação acolhida, na qual o Governo Federal gastou dezenas de milhões de reais no processo de interiorização de imigrantes venezuelanos, pois os mesmos estavam se concentrando na cidade de Boa Vista, que tem cerca de 200 mil habitantes, o que estava causando disputas por vagas de emprego com moradores locais, segundo o site G1. Paralelamente, essa disputa pode causar xenofobia e tensões sociais, prejudicando a situação dos imigrantes e causando um aumento do nacionalismo. Com efeito, é vultoso salientar a importância da globalização, no contexto mundial, e a importância da estabilidade regional para a harmonia das relações.


    Portanto, torna-se clara a importância de melhorar a situação econômica dos países vizinhos para atenuar a situação migratória. Sendo assim, urge que o Governo Federal, junto com a Organização das Nações Unidas e doadores, crie um projeto para viabilizar a exploração conjunta de recursos naturais dos países periféricos, com capital brasileiro, utilizando uma ampla mão de obra local e gerando benefícios para todos os exploradores e investidores. Desse modo, esse projeto pode ser aprovado por meio de um Projeto de Lei e tem como finalidade diminuir o desemprego na América Latina, mitigando o problema da imigração, aumentando o bem-estar social, o que vai ao encontro do filósofo francês.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!