O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

     O livro "O Cortiço" de Aluísio Azevedo retrata os diversos tipos sociais que compõem o Brasil do século XIX.  Portugueses, afrodescendentes e italianos convivem juntos no romance naturalista, mostrando como a matriz cultural do país foi afetada pelos imigrantes. O Brasil multifacetado que presencia-se hoje é, portanto, produto dos diversos movimentos imigratórios pelos quais este passou e continua a passar. Entretanto, grande parte das ondas imigratórias desse séculos são geradas por expectativas econômicas, que acabam frustradas, dado que o governo federal não consegue suprir as necessidades básicas humanitárias dos Forasteiros.



    Nesse sentido, numerosas quantidades desses povos impedem o governo federal de gerir corretamente a população. Em sua maioria vindos de países vulneráveis, afetados pela pobreza, por guerras e catástrofes naturais, esse contingente chega ao país sem moradia emprego ou Dinheiro. Dessa forma as cidades, ou até estados inteiros, se vêem saturados e seus serviços públicos não dão mais conta de abranger a todos. Logo, o estado brasileiro consegue fornecer abrigo, alimentação e trabalho para um espressivo número em sobreposição.



    Outrossim, tais indivíduos têm suas expectativas quebradas devido as consequências da ingerência estatal. As condições ruins das quais os imigrantes provêm os impelem a idealizar uma vida melhor em outro país. Todavia, de acordo com o dualismo Platônico, o mundo material (sensível) revela-se uma cópia imperfeita do mundo das ideias e eles têm suas aspirações desfeitas. Essa quebra, no entanto, vem de consequências desumanas. Grandes quantidades de pessoas em situações mendicantes, sem abrigo ou comida, são realidade em estados como o Acre, que recebeu ondas de imigrantes haitianos e venezuelanos recentemente. 



   Infere-se, por sua vez, que são necessárias medidas para suprir as necessidades dos Imigrantes. Bem como é de exímia importância a ação do Ministério do Planejamento e Segurança Pública na criação de um fundo monetário para doações públicas e privadas. Por meio de um projeto de lei entrega à câmara dos deputados, os chefes estaduais e municipais teriam condições econômicas para criação de empregos, construção de abrigos e fornecimentos alimentícios nos locais afetados pelo excedente populacional. Espera-se com essa medida diminuir os impactos do movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!