O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

        Desde o século XVI, o movimento imigratório pode ser observado no Brasil, principalmente quando as suas riquezas naturais foram descobertas pelos colonizadores. Por conseguinte, a miscigenação entre estrangeiros enriqueceu bastante a cultura do país. Como era de se esperar, o número de imigrantes no atual contexto brasileiro ainda é alto. Diante disso, faz-se imperioso ressaltar os principais fatores responsáveis por esse efeito, sendo eles: as crises humanitárias e a esperança existente nos imigrante de conseguirem uma vida diferente em outro país.


          Em princípio, cabe analisar a crise vivida em outros países como um fator determinante para a imigração. Segundo a revista Istoé, o conflito na Síria já completou dez anos sem qualquer previsão de cessar. Somado a isso, a crise socioeconômica da Venezuela, agravada com o governo de Nicolás Maduro, também se encontra sem previsão de término. Sendo assim, o Brasil é uma das principais opções de refúgio, em razão de não possuir políticas para dificultar a entrada de imigrantes. Dessa forma, verifica-se que muitas famílias são forçadas a deixar seu país de origem, obrigando-se diversas vezes a arriscar suas próprias vidas na travessia até seu destino, com expectativa de conquistar abrigo e segurança após a tormenta. 


        Ademais, vale ressaltar a esperança da população em ascender socialmente no deslocamento até o Brasil, um país emergente com grande potencial econômico. Com base no livro "O sol de um novo jeito", escrito pelo jornalista Victor Faria, os imigrantes sofrem desde o início do século XX ao deixar seu país e ao lidar com a falta de empatia brasileira existente até os dias atuais. Isso porque uma parte do povo brasileiro enxerga os estrangeiros como um risco aos seus empregos, usurpadores de oportunidades no mercado de trabalho - principalmente aqueles que possuem mão de obra qualificada. Sendo assim, o triste cenário vivido pelos imigrantes atualmente demonstra os problemas gerados por esse fenômeno. 


          Faz-se necessário, portanto, elaborar formas de contribuir para a aceitação por parte do povo brasileiro com a ocorrência da imigração. Para tanto, o Ministério da Educação, responsável pela formação do senso crítico de crianças e adolescentes, em associação com a mídia, deve mostrar a necessidade de  abrigar os refugiados, por meio de propagandas educativas exibidas em horário nobre que explorem a situação de conflito vivida nos países de origem dessas pessoas, a fim de mudar a visão social do tema em questão, com o objetivo de melhorar o convívio de refugiados com a população nativa. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!