O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

     De acordo com sociólogo Émile Durcheim, a sociedade funciona como um ‘’corpo biológico’’, o qual, para ser igualitário e coeso depende das partes que o compõe. Sendo assim, pode-se observar uma falha nesse funcionamento, devido a dificuldade em lidar com o movimento imigratório para o Brasil. Diante desse cenário, faz-se pertinente debater a cerca das causas dessa temática, para só então, propor solução prática.
     Em primeira análise, convém salientar que a do constituição federal de 1988, assegura ao Poder Público o dever de desenvolver políticas para o bem-estar dos imigrantes, proporcionando que eles vivam em harmonia com a população brasileira, além de acompanhar e fiscalizar as devidas aplicações dessas. Porquanto, consoante o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. No entanto, é evidente que, apesar desses projetos existirem, ainda não são suficientes ou satisfatórios. Prova disso, são os 1400 haitianos que migraram para o Brasil e vivem na praça da cidade do Acre sem condições dignas de moradias.
     Outrossim, é notório que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente ocupando a nona posição na economia mundial, segundo o Instituto de Pesquisa e Relações Internacionais, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos episódios de recepção de imigrantes. Uma confirmação é o ensino brasileiro ruim, desigual e estagnado de acordo com a prova Brasil, que contribui muito para o aumento da xenofobia, não preparando o jovem para lidar com o cenário de imigração e diversidade cultural. Já não bastava isso, o brasileiro foi culturalizado a discriminar imigrantes. Exemplo disso, é o caso de pessoas que vieram da Europa para trabalhar nas lavouras de café e eram submetidos a trabalhos em condições de quase escravidão. Por conseguinte, em 1934 o presidente Getúlio Vargas proíbe a imigração para o Brasil, fomentando,assim, a xenofobia.
     Diante do exposto, portanto, urge que medidas precisam ser tomadas. Destarte, entre elas, é necessário que o MEC (Ministério de Educação e Cultura) em parceria com o Ministério de Relações Internacionais, por meio de verbas governamentais, criem centros educacionais, em cada cidade brasileira que seja fronteira, especializados em educar a população para lidar com os imigrantes. Bem como, cada centro educacional vai contar com psicólogos e pedagogos capacitados. O público alvo inicial será os jovens entre 7 e 13 anos, a fim de garantir um futuro sem xenofobia. Espera-se, com isso uma melhor aplicação do que prevê a constituição cidadã. E assim, manter o corpo biológico funcionando perfeitamente.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!