O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

Tema: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI


Historicamente, é perceptível ver que a imigração não é um conceito contemporâneo, e sim um fato que perdura por séculos. É possível provar isso na colonização da América Latina, que se deu por uma grande imigração dos povos europeus, como Portugal, para à colônia. No Brasil, atualmente, a imigração vem se intensificando, devido à fatores de guerra e crises econômicas, principalmente imigrantes vindos da Venezuela devido à crise. O perfil desses imigrantes varia de pessoas pobres, que não possuem qualificação à engenheiros, advogados, mestres e professores. Com isso, o Brasil deve lidar com todos esses desafios que a imigração pode causar, como a ilegalidade, a superpopulação, a falta de suprimentos e uma maior procura de empregos.


Diante desses problemas, podemos ver que esse processo causa uma falta de abrigo e suprimentos básicos, cenário que se aproxima da teoria de Malthus, que consiste em dizer que a população cresce muito mais que a alimentação e outras necessidades básicas. Em suma, esse problema da falta de suprimentos acaba causando uma marginalização dessas pessoas que tem que seguir esses caminhos para conseguir sobreviver, e, consequentemente os níveis de violência no Brasil crescem, deixando a população menos segura.


Além desse problema, podemos notar que essas pessoas imigram para o Brasil sem dinheiro, como os venezuelanos, começam a procurar empregos para se manterem. Segundo a teoria do subconsciente de Sigmund Freud, as situações de extrema necessidade, como essas, ativam a irracionalidade, fazendo com que, nesse caso, os imigrantes vindos da Venezuela aceitem qualquer emprego, servindo de mão de obra barata e configurando um trabalho escravo, pois essas pessoas só estão preocupadas em conseguir os aspectos básicos de sobrevivência. Além do mais, essa procura maior de emprego satura o mercado, aumentando os níveis de desemprego brasileiro e consequentemente gerando uma queda na economia. Essa saturação ocorre da mesma maneira que as necessidades básicas, há muita procura de emprego, mas não há oferta para todos, e assim, como os imigrantes configuram uma mão de obra barata, a população propriamente brasileira é a que sofre mais com o desemprego.


Com isso, concluímos que é vital que o Ministério da Economia, juntamente com o Ministério do Trabalho, crie carteiras de trabalho provisórias, por meio da utilização da consolidação das leis trabalhistas (CLT), que inclui um salário mínimo, para as necessidades básicas, jornadas mínimas de trabalho. Visando que os níveis de desemprego no brasil não aumentem, equiparando a competição entre os imigrantes e os brasileiros, e que essas pessoas tenham uma boa qualidade de trabalho e consequentemente de vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!