O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

A questão do movimento imigratório para o Brasil não é recente. A colonização do país, a partir de 1532, pelos portugueses, abriu as portas da imigração e, dentro do contexto, as marcas desse movimento podem ser percebidas na cultura e nos costumes dos brasileiros no dia a dia. Porém, a xenofobia pode se fazer presente em algumas nações.


Em relaçao à entrada de imigrantes no país, o Brasil pode ser considerado uma nação acolhedora. A exemplo disso tem-se o episódio de entrada ilegal de haitianos que foram acolhidos pelo Estado do Acre em 2011. Nesse contexto, a defesa civil do estado disponibilizou água potável e alimentos, ao contrário de deportá-los para o respectivo país de origem.


Com essa ação o Brasil torna-se um exemplo a ser seguido, pois outras nações não agem da mesma forma. Por exemplo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a prisão de pessoas que tentarem entrar ilegalmente no país através da fronteira com o México, ademais, Trump está cogitando o fechamento dessa fronteira, segundo o Jornal Globo News. Embora há países que acolham os imigrantes, também há países que desprezam essas pessoas que tem muito a acrescentar na cultura de uma nação.


Fica claro, portanto, que ainda existe aversão à estrangeiros no século XXI. Logo, para os imigrantes mostrarem que são capazes de viver em um país diferente do seu de origem, cabe aos governos criarem oportunidades, registrando-os como trabalhadores, emitindo suas carteiras de trabalho e oferecendo-lhes emprego, a fim de que essa população alcance as melhores condições de vida que almejam.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!