O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

Sabe-se que o movimento migratório para o Brasil do novo século é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, pessoas sofrem com essa questão. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: ações do Estado e consciência social.
Em primeira análise, conforme o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Nesse contexto, diante da grande contingência de imigrantes que partem para o Brasil, é necessário que, conforme a alegoria de Aristóteles, o Estado esteja preparado para abarcar esses indivíduos, haja vista que, na atual configuração globalizada do mundo, políticas públicas nacionais para a imigração se fazem necessárias não só como ações de estabilidade, como também para um fim democrático.
Além disso, sob a perspectiva filosófica de Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Sob esse viés, a comunidade civil canarinha deve estar militante e informada acerca da causa dos movimentos imigratórios em direção ao Brasil, haja vista que o fato social opera como uma causa conjunta, na qual estão inseridos as multiculturas ao redor do mundo, sem distinções de fronteiras. Desse modo, a função social de integração dos cidadãos do século XXI deve ser entendida como um todo maior, responsável por mudanças com vistas ao acolhimento dos imigrantes refugiados.
Ante o exposto, visando um país mais justo, é mister enfrentar esse problema. Assim, o Ministério dos Direitos Humanos e a ONU devem desenvolver um projeto dentro dos Estados brasileiros que fazem fronteira com outros países, através de um sistema de escoamento dos imigrantes para outras regiões e oferecendo-lhes cursos técnicos pelo SESI e SENAI, com o fito de proporcionar empregabilidade para que essas pessoas tenham uma vida digna. Ademais, a população deve atuar em conformidade com o Estado, cobrando e incluindo esses indivíduos na sociedade. Com isso, a totalidade demográfica poderá gozar de seus direitos democráticos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!