O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

O Destino Latino-Americano
O histórico brasileiro de imigrantes não é novidade. No século XIX, com a abolição da escravatura, muitos estrangeiros, principalmente italianos, vieram para o país com o objetivo de suprir a mão-de-obra nas fazendas cafeeiras. Nos dias atuais, torna-se evidente que esses movimentos se restabeleceram com a vinda de haitianos e venezuelanos para o Brasil. Contudo, essas pessoas procuram fora de suas terras natais, melhores qualidades de vida.
Em primeiro lugar, deve se falar do caso no Haiti. Em 2010, um terrêmoto de escalas altíssimas causou enormes estragos para o país. No entanto, a recuperação das cidades por conta do desastre não ocorreu por completo, deixando milhares de cidadãos sem moradia ou condições de sobrevivência. Logo, essas pessoas procuram locais onde possam viver suas vidas normalmente, e enxergam no Brasil um destino possível. Nesse sentido, só na região mato grossense observa-se mais de 4 mil imigrantes haitianos.
Além disso, a fuga de pessoas de seus próprios territórios não se limita somente a desastres naturais. A Venezuela, por exemplo, iniciou um processo extremamente sangrento em 2016, quando o autoritarismo por parte do governo começou a se revelar. Por conseguinte, venezuelanos fugiram de sua pátria em direção ao Brasil, buscando a princípio, a liberdade de ser um cidadão.
A partir dessa análise , percebe-se que os imigrantes precisam de ajuda, pois lutam por direitos básicos da vida. Nesse sentido, cabe ao Governo Federal o investimento pesado em moradias provisórias para os recém chegados. Ademais, a União Federativa deve protege-los inserindo-os no mercado de trabalho. Para que isso ocorra, os estrangeiros necessitam de cursos técnicos a fim de se especializarem e aumentarem sua participação no Brasil. Dessa forma, inúmeras famílias serão salvas de catástrofes subhumanas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!