O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2012

A história do Brasil é constantemente permeada por fluxos migratórios, dentre eles a colonização portuguesa, o tráfico negreiro e as imigrações italianas e japonesas dos séculos XIX e XX. Enquanto a imigração é constante, o grupo de imigrantes varia, e por isso é importante entender os fatores envolvidos na atual onda de imigrantes ao Brasil
O sociólogo e escritor político Noam Chomsky afirma que enquanto nas correntes migratórias do século XIX e início do XX a mão-de-obra era móvel e o capital era fixo, a atual economia globalizada permite que empresas transnacionais façam a transferência de seus centros produtivos para locais onde o custo de operação é menor. Essas relocações muitas vezes causam efeitos nocivos para a mão-de-obra menos qualificada do país receptor, que não tem meios de competir ou se inserir nesse novo sistema produtivo. Ao mesmo tempo, os países desenvolvidos estão implementando medidas de controle seletivo de imigrantes, permitindo somente a entada daqueles mais altamente qualificados.
É nesse contexto que devemos entender a imigração atual para o Brasil0000 uma imigração vinda não da mão-de-obra de países desenvolvidos, mais vinda de uma população de países menos desenvolvidos que o Brasil. Um contigente migratório que, seja por bareiras geográficas ou por leis migratórias restritivas de outros possíveis países receptores, vê o Brasil como o melhor destino disponível para melhorar sua condição de vida.
É porém imprescindível que o Brasil não cometa o mesmo erro dos países desenvolvidos, e que o governo brasileiro portanto permita e ofereça para esses migrantes a oportunidade de uma plena inserção dentro da economia e da sociedade brasileira. A primeira etapa dessa integração deve ser o registro do status destes imigrantes que permita uma inserção regulamentada no mercado de trabalho e que também abra um caminho expresso à cidadania. Programas gratuitos relativos ao uso da língua portuguesa devem também ser disponibilizados para possibilitar a participação desses imigrantes em todas as esferas da sociedade, enquanto para esse mesmo fim campanhas contra quaisquer formas de discriminação feitas aos imigrantes devem ser adotadas para influenciar a opinião pública sobre o assunto. Essas medidas devem ser aplicadas o mais cedo possível, pois se as tendências atuais se manterem, a presença da imigração poderá aumentar ainda mais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!