O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010


Escravidão na sociedade contemporânea

A assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, representou o fim da escravidão no Brasil. Nas letras da lei, a escravidão foi extinta, porém passou a receber um novo significado, não se trata mais de compra e venda de pessoas, no entanto, passou a existir novas formas de escravidão. O trabalho é essencial para a dignidade humana. A função social desenvolvida por cada indivíduo move e transforma a sociedade.
Em primeiro lugar, vale ressaltar o trabalho escravo exercido no meio rural, onde na maioria das vezes os proprietários de terra, aproveitam da situação precária do indivíduo para explora-los, pagando-lhes um salario medíocre e os fazendo trabalhar em situações degradantes e quase sempre subumanas.
No entanto, é necessário lembrar também que não existe somente o trabalho escravo no meio rural, ocorre também em áreas urbanas, porém com menor intensidade. Os principais casos de escravidão urbana ocorrem em regiões metropolitanas, um grande exemplo disso é a região metropolitana de São Paulo, onde imigrantes ilegais, predominantemente bolivianos, trabalham dezenas de horas diárias, sem folga e com salários extremamente baixos.
Diante do exposto, é de extrema importância todos os meios sociais trabalharem juntos para um melhor bem-estar social. Cabe ao governo regularizar a situação dos imigrantes no Brasil, garantindo carteira assinada e direitos trabalhistas, como qualquer outro indivíduo. É necessário também uma fiscalização severa no meio rural para que situações desse tipo não aconteçam mais. Visibilidade acerca do assunto por parte da mídia também é importante, visto que, ela exerce o papel de grande comunicador da massa, é necessário ela trabalhar sempre em prol de mostrar a realidade e assim conscientizar todos os brasileiros, fazendo-os ficar sempre atentos a todos os seus direitos assegurados por lei.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!