O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

Dignidade do trabalho: um direito do cidadão
Karl Marx, hábil sociólogo e economista do século XIX, afirma que o Materialismo Histórico é o motor que propulsiona as relações humanas em sociedade. Dessa feita, a busca pelo poder aquisitivo é constante, seja pelo empregado ou pelo empregador. Depara-se, portanto, que o aprisionamento do trabalhador ao trabalho, devido à necessidade de se manter ativo em sociedade, descarta a preocupação dos donos de empresa e do Estado, com melhorias trabalhistas.
É inegável o prejuízo causado pelas práticas antiéticas das instituições que estão ligadas aos meios de produção. A crise trabalhista ocorrida nos anos setenta, na Europa, é decorrente da migração de empresas para a mão de obra dos ''Tigres Asiáticos'' e causou intensa instabilidade nas esferas mais baixas da sociedade ,que ficaram à mercê. Com isso, fica evidente que as práticas legais e jurídicas têm papeis fundamental na promoção do bem-estar social.
Outrossim, a desvalorização dos sindicatos trabalhistas atua negativamente à solução do impasse. A dialética é um método de ascensão do conhecimento, empregado na solução de problemas, que visa confrontar dois pontos de vista. Como há uma negligência dos empregadores ao que está sendo dito na esfera do proletariado, até mesmo quanto a manifestações, o problema segue crescente. Portanto, é necessário que hajam debates entre ambas as partes.
Evidencia-se que, haja vista a importância de uma ética consolidada, são necessárias mudanças que ajudem na promoção de melhores condições de vida para a maior parte da população: os empregados. Políticas públicas devem ser promovidas por órgãos internacionais, como a ONU, visando a retroagir às injustiças cometidas pelo Estado e por empresas privadas. Ademais, devem ser promovidos debates, pela mídia, de modo a confrontar o ponto de vista da massa trabalhista ao do grande capitalista. Dessa forma, o cidadão não padecerá de ignorância ou de falta de representatividade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!