O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

Tema: Caminhos para combater o racismo no Brasil

Título: Novas formas exploratórias, desigualdade de oportunidades

O racismo teve fim formalmente com a assinatura da lei áurea em 1888, no entanto, por meio de artifícios exploratórios, os negros e seus descendentes ainda são explorados até os dias de hoje. Distinção social, terror psicológico e exclusão social são fatores que valem a pena serem analisados com maior profundidade, para que sejam tomadas as devidas soluções, com o intuito de preservar a condição humana.

Quando a escravidão vigorava no Brasil como prática comum da elite burguesa, o homem negro se encontrava no papel de servo do seu senhor, era separado das mordomias, das melhores roupas, comida, condições sanitária e humanitária. O tempo passou e no atual século XXI, as formas de distinção entre classes permanece, em que se vê uma classe elitizada separada da classe operária e majoritariamente negra .

Algumas mulheres temendo represálias de um marido agressor, evitam registrar a ocorrência. Da mesma maneira, pessoas aceitam se submeterem a condições indevidas de trabalho com medo da represália de seus chefes.

Sabe-se que durante o período do neocolonialismo e imperialismo, os europeus corromperam os lideres tribais das África, que entregaram seus povos a mercê dos colonizadores do velho mundo. No Brasil que tem a segunda maior colônia negra do mundo depois da África, é contraditório e paradoxal o negro viver na condição de subproletariado, compelido ao exercício de seu antigo papel sob a regência da minoria branca.

Sendo assim, deve-se haver por parte do governo do Estado, uma melhor distribuição dos componentes básicos de saúde, educação, saneamento básico e renda, para um possível início de maior igualdade, além disso, se faz necessário um controle contra descasos e ameaças dentro do trabalho, isso deve ser feito com mais fiscalização e leis que apoiem o trabalhador, e para promover maior igualdade de oportunidades, deve-se investir totalmente em educação, e quem faz isso é o ministério da educação juntamente com o governo federal.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!