O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

 De acordo com a matéria "O que é trabalho escravo" divulgado pelo site "reporterbrasil.com.br" o cerceamento da liberdade muitas vezes não é perceptível ao trabalhador por conta da forma que é empregada, como em ameaças fisícas ou terror psicológico. Esse fato demonstra a complexidade na construção da dignidade humana. Nesse sentido, é preciso aplicar estratégias para alterar essa situação, que possui como causas: a insuficiência legislativa e falta de debates.


Em primeiro plano é preciso se atentar a insuficiência legislativa presente na questão. O filósofo John Locke defende que " As leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada a lei ela deve ser planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, na discussão da construção da dignidade humana a legislação nao tem sido suficiente para a resolução do problema.


Outro ponto relevante é a falta de debates. O filósofo Foucault defende que, na sociedade pós moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Assim sendo, sem diálogos sérios e massivos sobre esse problema, sua resolução é impedida.


Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre o trabalho na construção da dignidade humana no ambiente social. Tais eventos podem ocorrem no período extraclasse, contando com a pesença de professores e convidados especialístas no assunto. Além disso tais eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de mais pessoas compreenderem a questão e se tornarem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, espera-se promover a contituição de um Brasil melhor.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!