O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

        Durante a escravidão no Brasil, os colonos acreditavam que os negros tinham suas almas sujas e só poderiam "lavá-las" com o trabalho. Nessa perspectiva, é notório perceber a diferença do compreendimento do que foi trabalho há quinhentos anos, para o que é hoje, visto que atualmente ele é definido como dignificador, caso não seja escravo, e transitivo, já que acompanha sempre as mudanças do tempo. Posto isso, é notório que o tema é de grande importância, o qual requer medidas que o torne cada vez mais positivo na vida de todos.


    Em primeiro plano, é necessário destacar que para a construção da dignidade humana é importante que o trabalho esteja de acordo com o estabelecido na carta magna do país. Nesse contexto, é possível citar a grande polêmica que causou a Fazenda Brasil Verde em 2000, pois ela foi alvo de processos por praticar a escravidão contemporânea, já que remetia os trabalhadores a horas incasáveis de produção em troca da quitação de divídas. Diante disso, percebe-se grandes falhas no que remete o direito dos trabalhadores de serem livres e assalariados, isso porque é contrário ao proposto e garantido pelo Estado, que deveria ser o provedor de ações para a mitigação do problema.


      Outrossim, além da definição dada ao trabalho legal, é importante citar as formas que ele se traduz ao longo do tempo. Nesse sentido, após a globalização as mudanças nas relações trabalhistas mudaram, pois a tecnologia trouxe essa possibilidade de otimização e eficácia, o que torna o trabalho prazeroso, diferente de como já foi visto em épocas anteriores. Dessa forma, é perceptível que tais mudanças são necessárias para os trabalhadores que necessitam de apoio quando se trata da carreira profissional.


        Portanto, medidas são necessárias para abranger todos esses trabalhadores. Desse modo, cabe a Polícia Federal investigar casos de trabalho escravo, mediante a uma operação em todos os estados que busque encontrar lugares que estejam a mercê desse tipo de trabalho, para que os culpados sejam obrigados a responder judicialmente pelo crime. Além do mais, se faz necessário que o Ministério do Trabalho em parceria com o público e privado, ofereça oportunidade aos jovens de +18 anos, por meio de cursos e qualificações em diversos cargos, a fim dessas pessoas conseguirem realizar seus projetos e descobrirem em qual área se destacam mais. Desarte, posto em práticas tais medidas o trabalho construirá de fato a dignificação na população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!