O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

  O trabalho acompanha o ser humano desde os tempos mais remotos. Diferentes de qualquer outro animal, as pessoas buscam melhorar seu estilo e qualidade de vida por meio dele. Porém, mesmo novo milênio, boa parte da população não tem os direitos trabalhistas respeitados de acordo com a constituição. Ora por parte do governo, e outrora por parte dos grandes capitais.


   É difícil desassociar um ao outro, pois desde a colonização do Brasil a elite foi beneficiada e protegida pelo Estado, enquanto a parte de "baixo" da população ficava à mercê da sorte. Fator que ilustra tal afirmação foi a lei do ventre livre, e a lei do sexagenário. Ambas criadas pelo Estado antes da lei Áurea, para conter a população e dá mais tempo aos latifundiários a explorar o trabalhador.


    Tal fato histórico prevista ainda hoje.Os grandes capitais que possuem uma forma capitalista de gestão, onde se busca o maior lucro com menor custo, aproveitam da falta de fiscalização do Estado para assegurar o trabalhador, fazendo-o exercer mais de uma função sem ter o reconhecimento ou pagamento equivalente. Não obstante, é comum do pequeno ao grande empresário ferir dignidade do contribuinte, com humilhações e as assédios, comumente reportados em jornais.


Diante de tudo isso, é notória a necessidade do aumento da fiscalização trabalhista por parte do Estado, para que possa fazer valer a constituição. Além disso, a mídia deve concientizar o trabalhador dos seus direitos, alertando-o por meio de propagandas na televisão e no rádio. Talvez assim possamos erradicar essas irregularidades e deixar o trabalho no Brasil mais digno.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!