O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

A Lei Áurea, de 1888, teve como objetivo cessar a escravidão. No entanto, no cenário capitalista, observa-se justamente o contrário, as pessoa estão cada vez mais escravas desse sistema de consumo. Nesse contexto, o trabalho constrói a dignidade do ser humano, em virtude de ser uma construção social e da existência do sistema capitalista.



Em primeiro plano, é preciso atentar para construção social na questão. Nessa perspectiva, o dito popular "o trabalho dignifica o homem" cabe perfeitamente. Pois, é através da função exercida na sociedade que um indivíduo é reconhecido. Desse modo, tem-se como consequência a estratificação social, a qual gera muitos problemas sociais, entre eles pode-se citar a desigualdade social.



Além disso, o sistema capitalista corrobora para o trabalho ser visto o método de dignificação do homem. Haja vista que, nessa conjuntura, o ser humano precisa trabalhar para ter suas realizações financeiras. A exemplo disso, Marx procurou entender as relações sociais e o trabalho, para ele, o humano dedica tanto tempo ao lado profissional. Isso, faz com que todas as outras tarefas diárias estão interligadas a ele. 


Portanto, através de construções sociais e do capitalismo, o trabalho dignifica o homem. Essa visão se torna prejudicial, pois, muitas pessoas estão dedicas só ao âmbito ocupacional, o que as tornam escravas da profissão. Por essa razão, o MEC juntamente com o Ministério da Saúde devem desenvolver palestras em faculdades, para que os alunos, os quais serão os futuros profissionais tenham em vista esse problema. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais com o objetivo de trazer lucidez e atingir um público maior. 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!