O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

O documentário "Ilha das flores" de Jorge Furtado explica o que acontece em um lixão de mesmo nome, onde porcos têm preferências em relação às pessoas que vivem na região e catam os restos alimentares. Nesse sentido, a partir do incômodo e da indignação provocada, o curta-metragem retrata a situação de trabalho degradante de indivíduos devido as desigualdades sociais. De forma similar, é fato que o Brasil vivencia uma realidade de condições insalubres de trabalho que corroboram para o cerceamento da liberdade e manutenção das mazelas sociais. Contrariamente, necessário é compreender a conotação positiva vinculada ao trabalho como meio para alcançar ascensão social e dignidade humana. Diante disso, torna-se fundamental analisar esses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.


Em primeira análise, é importante destacar que, em função da herança histórica da escravidão, os indivíduos são expostos hodiernamente à trabalhos degradantes. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, a violação dos Direitos Humanos consiste no embate físico e, principalmente, na perpetuação de precoceitos que atentam contra a dignidade humana ou de um grupo social. Pois, a exploração de trabalhadores não só desrespeita os preceitos constitucionais de 1988, como também subjuga os indivíduos as nefastas mazelas sociais. Dessa forma, a ausência de discernimentos sobre os direitos trabalhistas e escassez de oportunidades assegura a persuasão dos trabalhadores para serem inseridos em ofícios que carregam estereótipos deploráveis. Assim, os indivíduos são inconscientemente direcionados para trabalhos degradantes como meio de manutenção das desigualdades sociais.


Ademais, presencia-se um forte poder de influência do trabalho no processo de ascensão social. De acordo com a filósofa Simone de Beauvoir, "é pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separa do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma indepêndencia concreta". Nessa perspectiva, explicita-se a função social do trabalho na construção da dignidade dos cidadãos. Sob essa ótica, a busca pelo ofício laboral digno implica na luta pelo reconhecimento social e pela construção da identidade gerada pela capacidade de assegurar sua existência. Torna-se clara, a potencial relação positiva entre o trabalho como método para aquisição de renda e melhores condições de vida.


Portanto, é mister que o Estado tome providência para mitigar o complexo desafio hodierno. Para restrição de trabalhos nocivos à dignidade humana urge que o Congresso Nacional elabore leis coercitivas de implementaçaõ das leis trabalhistas , por meio de fiscalização ostensiva e medidas punitivas, exemplo disso, multas ou reclusão para infratores da lei. É imprescindível também, para fortalecer o posicionamento consciente dos indivíduos frente ao trabalho, urge que o Ministério da Educação promova, por meio de verbas governamentais, palestras e oficinas nas instituições escolares - responsáveis por estimular o pensamento crítico na população- que forme cidadãos qualificados para o mercado de trabalho e conscientes de seus direitos. Tal medida, deve incluir a mediação de especialistas em sociológia e atividade laboral. Assim, será possível romper, de fato, com condições de trabalho conforme representado no documnetário "Ilha das flores".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!