O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

A partir da 1ª Revolução Industrial, no século XVIII, o homem envolvido no processo de produção começou a sofrer a substituição por máquinas, e acabou se tornando algo facilmente substituível nesse processo, impedindo a construção de sua dignidade, algo que o trabalho deveria trazer. Desse modo, ocorre sua reificação e seu desgosto pelo trabalho.
Em primeiro plano, de acordo com o sociólogo György Lukács, o ser humano se tornou um objeto no meio de trabalho, algo substituível e desprezível. Então, pode-se atribuir como causa da reificação à globalização, onde as empresas buscam estabelecer suas fábricas em países periféricos, pois a mão de obra é barata e passível de exploração, em adição, há a sede capitalista que consome alguns empresários, que prezam totalmente o lucro obtido pela venda de seus produtos do que a qualidade do ambiente de trabalho - muitas vezes precário e sujo- e o bem estar de seus funcionários, que ganham salários desproporcionais às atividades realizadas.
Dessa maneira, não recebendo a dignidade que merece, ocorre o desgosto pelo trabalho por parte de muitas pessoas, a insatisfação com o emprego e discussões entre patrões e empregados, geralmente resultando na sua demissão, o que acarreta um péssimo ambiente entre eles, consequentemente acabando com as expectativas do trabalhador em relação ao seu emprego.
Portanto, é necessário por parte das empresas junto de seus administradores que, haja mudanças no ambiente de trabalho através da valorização do empregado, pagando-lhes salários justos pela sua jornada e produção, dando-lhes um ambiente de produção limpo e digno, além de fornecer gratificações por metas batidas e incentivo aos que não as batem. Assim, visando a valorização dessas pessoas que terão um trabalho digno e compensatório.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!