O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

É incontrovertível que o trabalho é um grande agente na construção da dignidade dos cidadãos nas sociedades contemporâneas. Isso deve ser debatido, uma vez que, diariamente, convive-se com essa questão. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: ineficiência estratégica estatal e consciência coletiva.
Em primeira análise, conforme o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Nesse contexto, o grande número de casos de trabalho em situações análogas à escravidão é o reflexo da ineficiência estratégica por parte do Estado brasileiro. Desse modo, o caráter dignificante que é propiciado pelo trabalho acaba por ser destruído em detrimento do abandono que as vítimas dessa barbárie sofrem.
Além disso, sob a perspectiva filosófica de Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Sob esse viés, a comunidade civil é excludente perante a conjuntura de consciência coletiva do fato social, tendo em conta a inércia por ela praticada na questão do trabalho escravo. Dessa maneira, diante da grandiosa evolução tecnológica e informacional do século XXI, se torna vexatória a ocorrência desse mal das eras coloniais na sociedade contemporânea.
Ante o exposto, visando um país mais justo, é mister enfrentar essa questão. Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça devem realizar campanhas para combater a ocorrência do trabalho análogo à escravidão, através dos veículos midiáticos e palestras nos diversos âmbitos, como o educacional e o propagandístico, com o fito de extinguir esse problema da sociedade geral. Ademais, a Polícia Federal e Rodoviária Federal deve ser fortalecida para atuar ostensivamente em prol da punição dos praticantes desse crime. Com isso, a população poderá se ver livre desse mal.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!