O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2010

Percebe-se que, no Brasil, os debates acerca do trabalho na construção da dignidade humana estão muito presentes. Nesse contexto, é imperioso analisar as consequências dessa questão. Desse modo, dois fatores fazem-se relevantes: o desrespeito às leis e as mudanças na maneira de trabalhar.
Em primeiro lugar, segundo o Código Penal Brasileiro, é crime impor condições que vão de encontro à dignidade do trabalhador. Apesar disso, há muitos indivíduos, sejam eles donos de empresas sejam eles fazendeiros, por exemplo, que aplicam condições degradantes aos seus funcionários, em que essas condições são caracterizadas pelos locais desestruturados para trabalhar, pelas violências verbais ou não verbais e pelas horas excessivas de serviço. Nesse sentido, há um desrespeito à Constituição e, por conseguinte, à dignidade do cidadão brasileiro.
Ademais, verifica-se que, desde a Revolução Industrial, a tecnologia mudou a maneira das pessoas trabalharem. Comprova-se isso pelo fato de que há a possibilidade de um cidadão fundar seus negócios online, por exemplo, podendo, dessa forma, tornar-se seu próprio patrão e compartilhar seus serviços com diversos usuários. Dessa guisa, o indivíduo pode construir sua dignidade, mediante suas regras e seus métodos de serviços, sem que haja alguém ou algo para limitar a liberdade de trabalhar do cidadão.
Em face do exposto, intentando a valorização da dignidade humana, consoante Auguste Comte, o pensador, é preciso saber prever a fim de prover. Assim, o Ministério da Justiça e o Ministério da Ciência e Tecnologia devem criar leis rígidas para que os infratores da Carta Magna sejam punidos, além de realizar projetos tecnológicos que visam motivar as pessoas a construírem seus setores de trabalho com o auxílio da tecnologia e, para mais, devem implantar planos de investigação dentro dos âmbitos de serviços, por meio de políticas públicas e dos veículos midiáticos, com intuito de promover o bem-estar na densidade demográfica como um todo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!