O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

A banalização da desonestidade

"Os fins justificam os meios". Essa afirmação foi feita por Nicolau Maquiavel no início do séc. XVI, entretanto, ela diz muito sobre a inclinação moral da sociedade contemporânea. Desde a formação do homo sapiens e o começo de sua integração como grupo, uma característica sempre esteve presente: o individualismo. Milênios se passaram, a evolução tomou conta do planeta, e mesmo assim é difícil se ver a solidariedade.

É fato que os governos atuais agem de modo cruel e desrespeitoso quando se trata do bem estar social e de administração pública eficiente. No entanto, não são apenas eles que têm atitudes corruptas no dia a dia. A população age de modo imoral todos os dias com pequenos atos, como subornos de agentes de trânsito e desrespeitar filas de banco.

"Este é um mundo em que há muito deixou de controlar a si mesmo, embora busque obsessivamente controlar os indivíduos", como disse Baumann, a cobiça do ser humano é o poder, não importa o preço ou quem vai paga-lo.

Cabem, portanto, à escola, família e mídia promover uma conscientização maior sobre o tema. A escola tem por obrigação trabalhar o caráter individual de cada estudante desde a infância; cabe à família educar o indivíduo para ser uma pessoa íntegra; cabe também à mídia, como grande influenciadora, produzir filmes, curtas e comerciais para a conscientização do povo sobre esse assunto. Tudo isso é o começo para a formação de uma sociedade mais íntegra e honesta.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!