O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Problema atemporal
"Que país é esse?" A música do Legião Urbana reflete o pensamento de indignação do brasileiro. Com constantes casos de corrupção, a ética individual nunca pareceu estar tão ameaçada e em constante detrimento. Por isso, é importante analisar como o Brasil chegou nessa situação, para que seja possível tomar as devidas providências.
Antes de tudo, é viável ressaltar o conformismo histórico brasileiro. Prova disso, é o início da ditadura militar na década de 1960, visto que - apesar de terem alguns movimentos contrários - eram poucos os indivíduos que reclamavam o seu direito ao sufrágio. Com isso, esse pensamento de estabilidade foi passado ao longo dos anos, fazendo o cidadão mostrar desinteresse pela política de seu país.
Além disso, a massificação de ideais corruptos se vê em constante crescimento no cotidiano. Furar a fila ou fraudar os impostos, são exemplos de como a corrupção está intrínseca na coletividade brasileira, atingindo até as camadas mais baixas. Nesse sentido, a crise de representatividade se mostra um fator complementar, dado que se o país como um todo não respeita os valores sociais, por que os seus políticos deveriam?
Fica claro, portanto, que vista sua análise, é imprescindível ações que eduquem socialmente a população. O MEC deve tornar obrigatórias as disciplinas Filosofia e Sociologia desde o ensino fundamental, visando difundir valores sociais. Assim como as ONGs podem promover palestras que engajem a ética no mundo hodierno, realçando sua importância. A mídia deve ajudar propagandeando o evento, com o intuito de mobilizar as pessoas. Talvez assim, consigamos abolir essa mazela histórica.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!