O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

O indivíduo em pro da sociedade, tornando a sociedade forte para o desenvolvimento
O indivíduo, é constituição fragmentada de grupos definidores da sua ética. Ele é capaz de refletir, para fazer escolhas; escolhas estás que o tornam único. Mas esse ser nasceu em uma sociedade pré-definida, onde existem valores condizentes, ou não, com os seus.
O ser humano é potencialmente impressionante, não existe nada parecido encontrado no universo, está verdade se torna ainda mais curiosa, quando trata-se de indivíduos mais jovens, porque estão sempre buscando aprender coisa nova e viver experiências. Como a maioria das pessoas já nasceu em mundo dominado, a visão dos "senhores da terra" nós guia, até que passamos a ter preferências de ideias. Assim um dia os receptores de pensamentos tornam-se os transmissores.
O senso comum e adquirido pela vivência, e de forma inconsciente transforma os nossos pensamentos, definir o que é o bem, ou que é o mal, nem a ciência, nem ninguém é capaz de o fazer precisamente, um grande pensador da antiguidade, que já havia percebido isso é Sócrates que dizia "Só sei que nada sei", ou seja, tudo que ele conhecia, era distorcido de algum modo, sendo portanto a verdade ainda oculta. A maiêutica, método de perguntas utilizado por Sócrates, na busca pela verdade, era uma espécie de quebra do status quo, o que irritava os "grandes" da época, e hoje ainda ocorrem manifestações, diferentes, mas incomodam os "donos da verdade" que tem medo de perde seus reinados.
Portanto, todas as pessoas carregam valores éticos e moral, conquistados em suas particularidades, logo ninguém é igual a ninguém, e isso não faz pessoas piores ou melhores. Para que exista uma boa relação entre o individuo e o grupo que ele vive, é crucial a presença do respeito, que pode ser divulgado em propagandas aliciadoras, feitas pelo Ministério da Educação, tendo como resultado a extinção de crimes como o machismo, a misoginia e a homofobia.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!