use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

Tema ENEM 2009

Território extenso, regimes de poder instáveis, polarização ideológica e corrupção. Sem uma ordem definida, esses são os principais vetores que somam forças para dificultar a vigência de uma identidade ética e nacional em território brasileiro. O resultante deste status quo é um lar dessarumado para toda a sua população, que de tão habituada com o caos, optou pela naturalização de tal circunstância.
O extenso território, com mais de 8 milhões de metros quadrados, é por si só, uma adversidade para a coesão e os vínculos sociais, formando regiões sociocuturalmente desconexas. O Centro-Oeste, por exemplo, só começou a se urbanizar na segunda metade do século XX, enquanto no Sudeste já existiam metrópoles consolidadas. Diante disso, Cabe aos ministro de Estado, fortalecer o intercâmbio turístico e cultural entre essas localidades, por meio de estímulos como a redução de impostos, o que amenizaria a intensa desintegração entre elas.
Inseridos neste amplo espaço geográfico, encontram-se dois dilemas, que unidos, elevam ao apogeu, a desconstrução da ética nacional: a política e a corrupção. Sendo um desses fenômenos, uma consequência negativa do outro, a faceta corruptível das instituições brasileiras, gera um sentimento coletivo de apatia por tudo que está relacionado a idéia de moralidade, como na Operação Lava Jato, que gerou grande descontentamento com figuras que agiam sobre a égide da moral, ao passo que o andamento das investigações, intensificou a polarização ideológica de cunho político-partidário, fenômeno que em consonância com o filósofo Aristóteles, vai contra o princípio fundamental da ética.
Deste modo, a ausência de uma identidade nacional consolidade e amparada por instituições respeitadas, impedem a junção da fragmentada sociedade brasileira, assim sendo, cabe ao poder legislativo aprovar o projeto de lei que prevê o fim do foro privilegiado, reconquistando a confiança social, tal qual deve ser elaborada, uma lei que torne obrigatório o ensino da ética para Kant, Aristóteles e utilitarista na carga horária do ensino básico em todo o país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!