O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Ética verde e amarela.
Desde meados do século XVI, no limiar histórico do Brasil,o cidadão comum,na maioria das vezes, vê-se na posição de oprimido,frente a ética nacional. Nesse viés,o brasileiro encontra-se enraizado em uma cultura baseada na ética da aventura e no "jeitinho brasileiro".
Segundo o sociólogo Sergio Buarque,a ética da aventura é um dos aspectos marcantes de grande parte da nação.Na qual consiste em realizar projetos-se diferentes intensidades-sem o devido planejamento.Como presenciado na Copa do Mundo de 2014,no Brasil,com diversos atrasos em obras,nos estádios.
Além disso,o famoso "jeitinho brasileiro",parece fazer parte da ética nacional,o qual causa prejuízos sociais. Pois,esse se resume em privilégios individuais e na aceitação de rompimentos legislativos.Isso verifica-se desde o sujeito estacionar em locais proibidos-com a justificativa que irá permanecer pouco tempo- até mesmo em reeleger políticos dos quais respondem à inúmeras acusações,como desvio de dinheiro público,alegando que esses "roubam mas faz".
Parafraseando Chico Buarque,é necessário afastar esse "cálice". Pois pode-se analisar que, essa atitude verde e amarela para lhe dar com a ética nacional exige mudanças,de voz ativa.Visto que,aceitar calado corrupções ,das menores as maiores,é atribuir uma postura negativa. Portanto,a sociedade,por meios midiáticos e redes sociais,deve-se unir e reivindicar os seus direitos,cobrando do governo e seus ministérios.Assim como implementar ONG's,seguindo modelos como o "Movimento Brasil Livre",pautando mudanças nesta nação tão vasta de riquezas,porém com culturas maléficas enraizadas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!