O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

O DIA DO ?BASTA?

Por mais ignorante que o indivíduo seja, ele ainda possui um certo discernimento do que pode afetar sua vida, de modo positivo ou negativo. Os brasileiros tendem a encarar as injustiças e até mesmo pequenos desvios de comportamento como algo natural. E neste sentido, a mídia contribui muito, pois influência os telespectadores e cria opiniões. Entretanto, a população tem demonstrado que não está satisfeita com a situação no Brasil.
Isto é um evento cíclico que ocorre na história do mundo, o povo sofre humilhação, tolera a exploração, justifica os desvios de conduta dos outros, mas em um determinado dia enfurece-se e resolve exigir seus direitos. Na era medieval, os servos revoltaram-se contra os senhores feudais. No século XVIII, uma das causas da Revolução Francesa foi a revolta das classes menos abastadas contra a aristocracia e este efeito continua acontecendo até os dias atuais.
Assim, nos últimos anos a sociedade está tentando acabar com a impunidade, exigindo seus direitos para mudar esta posição conformista e conquistar o respeito merecido. Um exemplo disso, foram as manifestações ocorridas em todo o território nacional em 2013, contra o aumento de vinte centavos na tarifa, que parece irrisório, mas gerou uma série de protestos que tiveram, além de uma repercurssão internacional, também provou que a coletividade tem força.
Sendo assim, ainda existem pessoas em busca de melhores condições de vida, que não se contentam com a impunidade. Algumas formas de mudar esta perspectiva atual, pode ser obtida com ações simples que envolvem o governo, a comunidade e o cidadão como fazer a devida aplicação das leis já exixtentes, fiscalizar os representantes escolhidos nas eleições. E o mais importante, cada pessoa pode policiar-se para que a honestidade seja um príncipio moral na vida, agindo com integridade e ensinando aos filhos o poder de decisão que eles possuem.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!