O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Tocante à contemporaneidade brasileira, a nação sofre com as consequências oriundas da questionável visão ética no país. A atual crise política do Brasil, por exemplo, é produto da alienação da população efetuada, na maioria das vezes, pela mídia conservadora ou golpista que visa interesses próprios, e da acomodação do povo brasileiro perante à banalidade ética.
Analisando a história do Brasil, percebe-se que ela é marcada pelo "jeitinho brasileiro". Isso está intimamente ligado ao modo de ser das pessoas, à forma como se comportam socialmente, à cultura e valores morais enrraigados no país. Simples atos, que geralmente passam despercebidos, como furar fila, tirar vantagem de situações passando por cima de direitos dos outros a fim de se beneficiar são fatores determinantes da situação ética brasileira.
Nesse contexto, a perpetuação de uma determinada visão coletiva a respeito da situação ética e política do país, está intimamente ligada com a formação da nossa identidade nacional. Émile Durckheim, sociólogo que determinou, segundo suas observações, o objeto de estudo da sociologia - os fatos sociais - dizia que em um modelo de solidariedade orgânica, os diversos setores da sociedade não estão diretamente ligados. Assim a construção de uma visão individual (identidade individual) é efetivada. Desse modo, fica claro que em um país democrático de direito, a participação do indivíduo em assuntos relacionados à vida da sociedade, com base em conceitos éticos fundamentados, é muito importante.
Um bom exemplo da influência populacional reivindicando seus direitos éticos é o cartismo na Inglaterra. Este foi o primeiro e organizado movimento operário no contexto da primeira revolução industrial. Mesmo que ele tenha sido "esmagado" pelas autoridade inglesas, foi de fundamental importância para a propagação de ideias que influenciaram outras reivindicações trabalhistas no cenário mundial. O principal ponto da "Carta do Povo", foi a tentativa de instituir o voto universal que contribiuria para a efetivação da democracia britânica.
É necessário, portanto, conscientização da sociedade sobre os conceitos éticos brasileiros, uma boa formação da nova geração de indivíduos, incentivar a educação no sentido de desenvolver uma visão crítica do comportamento social e a utilização dos meios de comunicação como um elemento de democratização e difusão de informações verídicas, não mais uma massificação de conteúdo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!