O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

O trabalho na concepção clássica da física é a variação da energia cinética de um corpo. De maneira análoga, o trabalho na sociedade humana é um instrumento de modificação da realidade social. Por um lado, a realização dele gera riquezas e sentido àqueles que o realizam. Por outro, a falta de oportunidade escanteia milhares de seres humanos, que, na atual sociedade capitalista, não veem outra solução a não ser depender de benefícios sociais ou a se abrigar nas ruas. Assim questiona-se, como possibilitar dignidade a estes?


            Nesta perspectiva, a tese do sociólogo Durkheim, a qual trata a respeito da anomia social, traz embasamento teórico ao tema, que, em seus estudos, notou que as taxas de suicídios por pessoas desempregadas eram 3 vezes maiores se comparado ao restante. Tal fato demonstra que a não participação do indivíduo na Sociedade Orgânica pregada por Emillíe, gera no indivíduo anomico um sentimento de não pertencimento e de desespero, de modo a trazer malefícios à toda sociedade. Com isto, mostra-se a responsabilidade do Estado em garantir a integração daqueles, afim de estabelecer a plenitude social. 


            Não obstante, a disparidade econômica e social no Brasil, se mostram como um impeditivo à dignificação do ser humano, haja vista que a concentração de riqueza por poucos, renega aos pobres trabalhos incipientes e muita das vezes desvalorizados. Neste interim, os dados relativos ao IDH, divulgados pela revista Isto É em 2018, revelam a existência daqueles Brasis descritos por Darcy Ribeiro. O primeiro, formado pelos 10% mais ricos com altos índices de expectativa e qualidade de vida, o segundo, formado pelo restante da população, vê-se falecendo 30 anos mais cedo. Deste modo, o trabalho se demonstra não somente como um instrumento de dignificação, mas também de manutenção da vida.


            Portanto, cabe aos Ministérios da Economia e da Infraestrutura, adotar um plano de crescimento aos moldes do Keynesianismo, afim de garantir a criação de empregos, e assim dignificando a vida de milhares de pessoas, garantindo à integração destes à sociedade. Ademais, compete ao Poder Legislativo traçar estratégias para a diminuir a diferença do IDH dos Brasis, garantindo que o trabalho deixe de ser algo indigno e torne-se algo parecido àquele trabalho físico, uma representação de mudança.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!