O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

    Promulgada em 1988, a Constituição Federal define que todos os gestores públicos, incluindo os políticos, devem trabalhar com honestidade,sem usufruir do cargo para obter favores ou enriquecimento ilícito. Entretanto, tal ideal figura apenas na teoria e não na prática, principalmente por causa da negligência do indivíduo perante a ética nacional, tal postura danosa deve ser combatida, pois corrobora com a corrupção, e a manutenção das desigualdades sociais.
   Em primeira instância, destaca-se, a corrupção como produto mais danoso da negligência. Consoante Èmile Durkheim “a anomia social é quando as normas reguladoras perdem sua validade”. Isto posto, ve-se que tal conceito se aplica a sociedade brasileira, pois a imparcialidade quanto a ética nacional gera uma falsa sensação de impunidade aos políticos corruptos, que roubam de todas as formas. Parecendo não temer as consequências.
    Outrossim, aparece a manutenção das desigualdades sociais como resultado da problemática. Consoante ao filósofo iluminista Rousseau “a sociedade só progride quando todos se engajam em combater a desigualdade”. Logo, no que se refere ao “abismo social” existente no Brasil, a única solução é a população deixar de ser imparcial em relação aos desvio de recursos publicos, que impulsionam a desigualdade tirando recursos de áreas fundamentais com sáude e educação.
    Portanto, é evidente que ações mitigadoras são necessárias, destarte, cabe ao Governo Federal, investir em campanhas de concientização da população em relação a necessidade de se impor perante a ética nacional atual, por meio de campanhas publicitárias, que serão criadas por profissionais do marketing e veiculados em meios de comunicação, explicando as consequências de uma postura negligente, com a finalidade de provocar uma mudança no cenário atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!