O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Na Idade Média o poder estava nas mãos da Igreja e dentro desse núcleo seleto a corrupção se alastrava. Diante disso, era quase impossível acreditar que a ação individual poderia ter algum impacto contra. No entanto, Lutero se despontou na crítica a todo esse sistema o que desencadeou uma reforma moral de grandes proporções. Isto mostra que o problema de fato persiste quando pessoas se acomodam acabando por alimentar aquilo que dizem serem contra.
Embora a decadência moral da sociedade seja algo criticado pela maioria, na prática não se vê propostas para combatê-la. Isto corre porque, nas palavras de Roterdam, "não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável", ou seja, a corrupção tornou-se cultural. Nesse sentido, para que haja transformação é imprescindível uma reformulação de costumes e crenças.
No entanto, tal necessidade, esbarra-se no lugar-comum em que os cidadãos se colocaram frente à ética nacional - não há mais quem se indigne. Por esse motivo, torna-se indispensável uma educação moral, afinal, como diria Kant "o homem é aquilo que a educação faz dele".
Sendo assim, vários setores da sociedade precisam intervir. Para tanto, o ministério da educação tem o papel de incluir tal temática nos currículos escolares, concomitantemente, o legislativo o de construir leis que torne inaceitáveis as diversas formas de corrupção e o executivo de garantir que essas sejam cumpridas. De todo modo, a família continua sendo indispensável para ensinar a honestidade como essencial à sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!