O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

     A realidade brasileira, é fruto de uma profunda miscigenação histórica entre europeus, africanos e indígenas. Por conseguinte, tal mescla tanto no aspecto genético quanto no aspecto  cultural, formou uma sociedade heterogênea, que aplica conceitos éticos e morais de maneira distinta entre as diversas regiões. Nesse sentido, devido a miscigenação cultural e a prematuridade social brasileira, a formação de uma ética nacional equalizada fica a mercê da individualidade do cidadão. Por isso, formas de solucionar essa problemática devem ser discultídas pelo Estado e Sociedade.


       Em primeiro plano, segundo Emille Durkhein, a primeira socialização que o acontece na vida, é a educação familiar, seguida da educação escolar. Ou seja, a educação primária fica a cargo da familia e posteriormente da escola. Contudo, devido a miscigenação cultural do país, a ética e a moral brasileira fica fragmentada em regiões e em etnias. Tal cenário atua com agente direto no pensamento coletivo, uma vez que, que torna pensamentos éticos e morais distorcidos e relativos a determinada configuração social. Isto é, tornando mazelas sociais muito mais corriqueiras, como a criminalidade e a corrupção, de acordo com a ONU, estamos entre os 30 países mais corruptos do mundo, ratificando essa informação. 


      Ademais, parafraseando o pacifista indiano Mahatma Ghandi, no qual ele diz que a sociedade é reflexo das ações individuais da própia sociedade. Ou seja, as ações individuais contituem o pensamento coletivo da população, todavia devido a fragmentação cultural brasileira, a ética integralista fica a mercê dessa particulariedade cultural. Nesse interím, outro fato prepoderante é a prematuridade da sociedade brasileira, haja vista. que sociedades como a japonesa e chinesa que são reflexos de uma sociedade harmoniosa possuem mais de 2000 anos, conquanto, a brasileira ainda possui 500 anos. Isto é, a sociedade brasileira ainda não teve tempo hábil de formar uma cultura ética totalmente brasileira. Portanto, formas de integrar a sociedade brasileira eticamente devem ser discultidas.


     Em suma, a miscigenação cultural é um fator crucial para a constituição de uma ética nacional homogênea. Por trás dessas lógicas, torna-se fulcral que o Governo Federal por meio do Ministério da Educação e Secretária da Cultura invistam em mecanismos de construção de identidade nacional. Tais mecanismos devem contemplar a aplicação na grade curricular desde a primeira infância da ética nacional como matéria, contrução de debates em veículos de comunicações de massa, como Tvs e internet conscientizando a sociedade sobre a importância da ética para a melhoria da população. Tudo isso com objetivo de melhorar a ética nacional vigente. Visto que é dever do Estado zelar pelo bem-estar do cidadão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!