O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

 Cortella conceitua ética como o conjunto de princípios e valores que orientam a conduta do indivíduo na comunidade, sendo ela essencial para uma convivência harmoniosa. Por isso, a sua falta pode desencadear inúmeros problemas, principalmente na forma atual que o brasileiro lida com a mesma. Nesse contexto emerge uma questão delicada em virtude da herança cultural e da impunidade diante tal atitude. 


 Em primeiro lugar, desde sua colonização o Brasil é conhecido por ser construído por pessoas de caráter duvidoso. Nessa perspectiva a escritora Lívia Barbosa descreve em seu livro "O jeitinho brasileiro" como uma prática social legitimada por todas as classes, algo que está entre pequenos favores até mesmo a corrupção. Entretanto, esse hábito é altamente prejudicial, visto que, todos cidadãos tem direitos iguais, uma minoria não deve se beneficiar em detrimento de outros.


  Simultaneamente, esses atos antiéticos e até mesmo ilegais são impulsionados pela falta de aplicação das leis. Sob esse viés, Aristóteles afirma que a justiça é a base da sociedade. Todavia, infelizmente esse não é o cenário visto na política brasileira, a qual deveria ser a representação do povo, porém a corrupção nessa aréa é escancarada diariamente nos telejornais e poucas consêquencias aos infratores são impostas. Isso cria uma perpetuação de uma crença de que os valores éticos não são compensatórios, além de normalizar situações errôneas. 


  Infere-se, portanto a urgência em mitigar essa problemática. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação - ramo do Estado responsável pela formação civil- inserir nas escolas a disciplina de Ética de cunho obrigatório em função da sua necessidade, além de difundir campanhas, por meio das mídias socias, que enalteçam pessoas com ações corretas e mostre o quanto é prejudicial para a população como um todo o " jeitinho brasileiro" de se resolver as coisas, a fim de incentivar a propagação de uma nova cultura. Ademais, faz-se imprescíndivel que o Ministério da Justiça aplique rigorosamente a legislação já existente, logo, será uma forma de inibir tais infrações. Assim, poderão ser ressaltadas nos brasileiros suas verdadeiras  qualidades.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!