O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Atualmente, existem no Brasil graves problemas relacionados à corrupção. Porém, mesmo com a existência de leis contra tais atitudes, esse quadro parece não se reverter. Isso se deve à existência da falta cultural de ética , além do precário sistema de educação existente na nação.
O "jeitinho brasileiro" é uma expressão conhecida por praticamente todos, e se refere justamente ao comportamento cultural do brasileiro de burlar regras, e de se acomodar com a situação. Assim, é possível compreender que os problemas de corrupção no governo são muito mais do que individualistas, eles estão enraizados na sociedade brasileira atual.
De acordo com o pensador francês Jules Michelet, um sistema legislativo é impotente se ao seu lado não existir um bom sistema educacional. Tal aspecto pode ser visto claramente em nossa sociedade, pela falta de participação do povo na política. Por conta da baixa escolaridade e falta de informação, a população acaba não lutando pelos seus direitos, e não cobra de seus governantes uma boa gestão, o que torna o governo brasileiro menos eficiente e transparente, abrindo brechas para atitudes ilícitas.
Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado dar a devida atenção à educação, promovendo palestras em locais públicos que incentivem a maior participação do povo na política. Além disso, as esferas Federal, Estadual e Municipal do governo deveriam inserir nas escolas disciplinas como Ética e Política, fazendo com que os alunos tenham maior senso crítico, e maior comprometimento para o bem estar da sociedade como um todo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!