O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

           Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o indivíduo frente à ética nacional caracterizada pela corrupção apresenta barreiras, as que dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de uma educação visando a formação de um cidadão íntegro, isto é, por intermédio da família, quanto do histórico do país no que tange essa problemática. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim de pleno funcionamento da sociedade.
            Em primeiro plano, é imperativo ressaltar que a formação familiar desempenha um importante papel na construção de um indivíduo ético. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa ótica a problemática apresenta-se como um pensamento passado de geração em geração, o que dificulta seu extermínio por forças externas, já que o problema encontra-se dentro das casas das pessoas brasileiras e estende-se por uma longa linha de tempo.
     Outrossim, segundo o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, o indivíduo corrupto frente à ética nacional também corrupta, mesmo que fortemente presente no século XXI, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução.
        Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Logo, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos deve criar projetos que incentive famílias a educar seus filhos, a fim de que esses aprendam valores essenciais para conviver em harmonia na sociedade, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos deputados. Desse modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo o impacto nocivo desse obstáculo moral e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!