O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

O indivíduo frente à ética nacional


Ética: palavra pequena, mas intensa. É tão intensa que não basta saber o seu significado. É preciso sentir no fundo da alma o que é ser ético. Disso o povo brasileiro está carente. É normal ouvir cada vez mais rumores de corrupção, violência e pobreza, mas enquanto o mal se espalha, o povo segue calado. Para ser ético é preciso reaver pequenos hábitos diários, e não fechar os olhos para as inúmeras injustiças que acontecem diante da sociedade.


Desde que o Brasil foi colonizado, seu povo é roubado. Assim, existe uma “cortina de ferro” que separa uma elite que escolhe como fazer as coisas do resto do povo que aceita. Com isso, a esperança foge dos indivíduos que não conseguem enxergar um fim para esse caos, pois estão presos na ideia de que é “normal” serem explorados por um sistema injusto. E afinal, de que adiantaria as manifestações? Os que vão as ruas reclamar seus direitos são os mesmos que mantém essa “elite” dominando, pois no fim, trocam seu silêncio por meros favores.


Martin Luther King disse que não era o grito dos maus que o incomodava, e sim o silencio dos bons. Ser ético é mais do que saber o que é errado. É não compactuar com o que é errado. É gritar por igualdade, justiça, ordem e progresso. Enquanto as pessoas aceitarem que é normal “furar uma fila” ou um político ser desonesto e não cumprir com seu dever, faltará a integridade na nação por inteiro. O povo não pode ficar calado e conformado, é preciso mudar pequenos comportamentos, e depois cobrar dos que estão representando o país essa mesma mudança.


Desse modo, é necessário que o país desperte dessa alienação. Para que possa haver mudanças nesse triste cenário, é preciso a união de todos os indivíduos. Estes devem se mobilizar e transformar seu entorno, procurando ser ético e justo. Por conseguinte, cobrar os representantes políticos, por meio de pacíficas manifestações, transparência e ações que acabem com o caos instalado pela corrupção. Seguindo este caminho, o povo brasileiro saberá como ser ético.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!