O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Tema ENEM 2009

Jeitinho brasileiro de todo dia
A ética é definida por um grupo de ações, princípios e valores morais que aplicam-se a toda uma sociedade, sendo assim um conceito coletivo. No Brasil, no entanto, é comum ver pessoas utilizando-se dessa definição individualmente, quando lhes convém.
Casos suspeitos que podem ser citados são o de um deputado que mesmo diante de suas constantes críticas a ''falta de ética'' dos políticos condenados na operação lava jato, não hesitou em dar voto por outra deputada que estava ausente durante uma sessão. Ou o de outra figura política feminina que em um discurso pediu o fim da corrupção, e deu voto positivo ao impeachment dedicando-o a seu marido, preso dias depois suspeito de cometer o mesmo crime.
É utilizada da mesma lógica que a escritora Lya Luft em seu artigo ''baleias não me emocionam" já se aproveitava. As pessoas se sensibilizam muito com casos tão distantes como crianças africanas passando fome ou baleias sendo mortas no oceano pacífico, mas pouco -- ou nada -- com o mendigo por quem passam todos os dias a caminho do trabalho. E em relação a ética, a sociedade se indigna com casos polêmicos de ações que vão contra ela, mas pouco percebe -- ou se importa -- quando dá o famoso ''jeitinho brasileiro'' que não se difere em nada disso.
Conclui-se portanto, que o combate a falta de ética não deve ser voltado apenas para políticos e demais profissionais e sim para a sociedade como um todo. Convém então que essas pequenas ações antiéticas que viram rotina para o brasileiro sejam denunciadas, com campanhas redigidas pela mídia e pelo Estado, e debates no âmbito escolar ou trabalhista. Ademais, cabe ao estado difundir a localização de centrais e números aos quais a população pode recorrer para denunciar casos em que a falta de ética está presente, dando assim a informação necessária para combate-la.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!